Um sistema de controle eletrônico permite que cada canal do Banco de Carga em Rack opere independente, ou seja, as tensões não necessitam ser iguais, cada canal pode testar uma fonte distinta. Os canais são protegidos individualmente por fusíveis de ação rápida e a conexão de cada canal é feita através de cabo força com conector IEC 60320 e plugue padrão NBR14.136.
O controle eletrônico do Banco de Carga em Rack (RML – Rack Mounted Load) permite a conexão em cadeia de ate 201 módulos, facilitando assim a programação, controle e monitoramento de todas as unidades.
Os testes podem ser programados com até 10 steps, caso tenhamos mais de um Banco de Carga em Rack (RML – Rack Mounted Load) conectado em rede, todos serão programados simultaneamente.
Através do controle remoto conectado a apenas um Banco de Carga em Rack da rede é possível visualizar:
- Corrente e tensão por módulo/canal
- Temperatura de saída do ar por módulo
- Potencia instantânea total e por módulo (em kW e em %)
- Tempo decorrido de teste
- Listagem de erros
- Step atual
Banco de Carga em Rack e o Sistema de Controle eletrônico
As funcionalidades abaixo listadas fazem com que interrupções nos testes com Banco de Carga em Rack sejam minimizadas:
- troca automática de tensão;
- comutação automática de canal (quando o atual falha e existe canal disponível);
- shut down da carga somente quando ocorrerem falhas críticas (superaquecimento e/ou falha de ventilação);
- falhas não críticas demandam ação do operador para abortar o teste;
- falhas individuais desligam apenas o módulo em falha;
- módulos em falha podem ser removidos e trocados sem interrupção do teste;
- módulos podem ser programados e inseridos na rede com teste em andamento;
- controle remoto com alarme sonoro;
- módulos com leds indicativos de status;