Um teste em sistemas UPS não se limita somente a locação de bancos de carga para simulação de funcionamento e descarga das baterias, o teste em sistemas UPS deverá compreender a manutenção preventiva, configurações de proteção e de calibração, teste de carga funcional e teste de descarga das baterias.
A manutenção preventiva envolve em pelo menos uma varredura do sistema em funcionamento com uma câmera infra vermelha a fim de detectar possíveis sobre aquecimentos tanto de componentes bem como de conexões. Uma inspeção visual também deve ser feita, visando identificar eventuais anomalias em componentes e placas.
Verifique todas as configurações de proteção e calibração, valores ou leituras equivocadas podem ser a causa de falhas não detectadas em testes de performance. Condições de alarme e trip de proteção devem estar ajustados de acordo ao dados de projeto e definições do fabricante.
A parte mais conhecida de teste em sistemas UPS é o teste de carga funcional. Vários são os testes que compõe um teste de carga:
- Teste de capacidade das baterias (grupos e células)
- Teste de carga em modo estacionário, por exemplo 50% e 100%
- Teste de carga transitório (p.e. 0%-50%-0%; 50%-100%-50%, etc)
- Teste de carga em equilíbrio
- Teste de falha do módulo
- Análise de Harmônicas tanto na entrada quanto na saída durante o teste estacionário
- Teste de descarga das baterias
A 3BW possui bancos de carga para atender a todas as necessidades para um teste em sistemas UPS. Bancos de carga trifásicos modulares com pequenas dimensões para locais de dificil acesso bem como bancos de carga para corrente contínua com controle automático de corrente de descarga, monitoramento de tensão por célula, software com log de dados e emissão de relatórios.